Transparência nos dados da Covid-19: Minas dá exemplo - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Transparência nos dados da Covid-19: Minas dá exemplo

Estado é destaque em ranking de qualidade das informações


Laura Serrano | O Tempo

Cinco são os valores que guiam a atuação do meu mandato como deputada estadual: liberdade, responsabilidade, meritocracia, austeridade e transparência. Por isso é que tenho orgulho de divulgar que o Estado de Minas Gerais alcançou a quarta posição no ranking do Índice de Transparência da Covid-19 da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização apartidária e sem fins lucrativos que desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, além de realizar análises de políticas públicas e promover o conhecimento livre, de forma a tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

RQC 6520/2020 | Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO-MG) | Divulgação

O Índice de Transparência da Covid-19 avalia a qualidade de dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos Estados brasileiros em seus portais oficiais.

Informações da própria organização indicam que a metodologia aplicada considera três dimensões baseadas nos princípios de dados abertos, que são aqueles que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa.

Cada uma das dimensões – conteúdo, granularidade e formato – possui os seus indicadores, e são utilizados diferentes pesos para a composição do valor final. O objetivo principal da organização é que sejam apontados caminhos viáveis para que as secretarias estaduais e o governo federal aprimorem sua divulgação dos dados, por meio da publicação padronizada de um conjunto mínimo de informações. Os dados e a qualidade com a qual são divulgados podem ser determinantes para o aperfeiçoamento de medidas que salvam vidas.

Estar em quarto lugar no ranking de transparência é muito mais do que ocupar uma posição. Significa alcançar nível de transparência alto no que tange às informações sobre a pandemia e que reflete o compromisso do governo de Minas com a transparência, inclusive nos momentos de crise.

Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais é o terceiro Estado brasileiro com a menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes, o que revela um dos melhores desempenhos no combate ao novo coronavírus no país.

São notícias que demonstram toda a competência e trabalho do Poder Executivo – e, nesse caso, em especial da Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde – em fazer tudo o que está ao alcance para que Minas seja antifrágil nesse momento. Sim, antifrágil, e não apenas resiliente. A resiliência é a habilidade de se adaptar e retornar à neutralidade após vivenciadas adversidades. Já a antifragilidade é a habilidade de crescer e se tornar uma versão melhor enquanto supera os desafios, aproveitando as oportunidades e gerando muito aprendizado.

Ser referência e estar à frente de grandes ações tem sido a marca do governo Zema. Apenas para recordar, no fim do ano passado, nosso Estado foi selecionado juntamente com outros seis entes federados para participar do Programa da Transparência Internacional contra a corrupção, frente de atuação que foca o ataque às práticas irregulares no setor público.

É um governo aberto, disposto e, sobretudo, transparente. Mesmo que as notícias ou as medidas sejam duras e difíceis, elas são ditas e realizadas. Como certa vez disse nosso vice-governador Paulo Brant: “Nós podemos desagradar, mas não vamos enganar ninguém”. É isso que a população mineira espera: transparência e resultado.

Polo NOVO

Polo Branca (Feminina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here