Pular para o conteúdo principal

Site de vendas de produtos da agricultura familiar substitui feiras livres em Capelinha (MG)

Iniciativa da Emater-MG em cidade no Jequitinhonha foi adotada como prevenção à Covid-19


Agência Minas

“Faça o seu pedido e receba em casa”. Esse é o recado simples e direto do site www.centraldafeira.com.br. O portal de delivery de produtos da roça, foi criado em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, para substituir as feiras da agricultura familiar que eram realizadas no município, duas vezes por semana.

Site de vendas de produtos da agricultura familiar substitui feira ...

As feiras foram suspensas pelo governo municipal para evitar aglomerações, consideradas fatores de risco para a disseminação do novo coronavírus. Elas aconteciam aos sábados e às quartas-feiras, em bairros da cidade.

A iniciativa é fruto de uma parceria do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo é manter a comercialização de produtos frescos, como verduras, legumes, frutas e queijos, entre outros itens da agricultura familiar. A ideia é garantir renda aos produtores e atender à demanda dos consumidores da cidade. Para comprar, basta acessar o site Central da Feira, escolher a mercadoria e entrar em contato com o produtor de interesse.

“Diante do cenário da pandemia, do fechamento dos canais de comercialização, era preciso atender aos agricultores que nos procuravam precisando vender seus produtos, e às pessoas da cidade que ficaram sem acesso a esses alimentos saudáveis, comprados direto do produtor”, explica a extensionista de Bem-estar Social do escritório local da Emater-MG, Dulce Maria Silva Arantes.

O projeto foi inspirado na experiência da feira on-line, implantada em Janaúba, no Norte de Minas. “Fiquei encantada com o trabalho em Janaúba. Procurei o secretário municipal de Agricultura e, juntos, fizemos um levantamento dos possíveis agricultores que teriam condições de participar. Entramos em contato com eles e ficou acertado que todos praticassem os mesmos preços. Até agora, o resultado é positivo e os agricultores estão satisfeitos”, afirma.

Aprovação

A agricultora familiar Valdirene Rodrigues de Freitas, da comunidade Poço Dantas, é uma das produtoras de hortaliças e frutas que está participando da Central da Feira. Para ela, a iniciativa também uma maneira de ajudar os moradores da cidade. “O projeto está sendo bom e as entregas estão dando muito certo”, afirma.

Outra agricultora familiar, Natalina Xavier, proprietária do Sítio Santa Fé, que trabalha com hortaliças em Capelinha, está muito otimista com a feira on-line. “A Central da Feira nos ajudou muito, pois ficamos sem meios de comercializar os nossos produtos, devido à triste realidade do coronavírus. Os meus pedidos on-line aumentaram bastante. Podemos atender os consumidores, sem colocar a saúde da população em risco, evitando aglomerações”, argumenta.

A plataforma Central da Feira começou com o cadastramento de 14 produtores, mas a ideia é abrir para a participação de mais agricultores familiares, segundo o secretário municipal de Agricultura, Sidemir Valério. “Temos intenção de aumentar o número de produtores cadastrados, pois os que participam estão fazendo excelentes vendas”, afirma.

De acordo o secretário, a agropecuária é importante fonte de renda do município. “Quase todo o nosso PIB vem dos produtores, principalmente da agricultura familiar. Essa é uma ferramenta que vai ajudar a escoar a produção e fomentar a renda das famílias”, justifica.

Dados da Emater-MG mostram que Capelinha tem 2.553 agricultores familiares. As principais atividades desenvolvidas são o cultivo de café, feijão e milho, além de fruticultura e olericultura. A pecuária de leite e a apicultura também são práticas executadas no município mineiro.

Ecobag jeans

Ecobag jeans


Ecobag feita na Escola de Moda, um projeto da AAMAE que atende mais de mil famílias e crianças de comunidades carentes de Suzano, SP. Muitas destas crianças, inclusive, vítimas de abusos e violências. Além do acolhimento, da alimentação e de dinâmicas educacionais, a AAMAE desenvolve também um programa de suporte ao empreendedorismos para as famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist