Pular para o conteúdo principal

O NERO solicitou aos Deputados do NOVO para verificar a possibilidade de reabertura do Hospital de Barra de São João (RJ)

Aos Deputados Federal e Estaduais do Partido NOVO no Rio de Janeiro


Exmos. 

Vimos, por meio desta, pedir vossa atenção à solicitação de reabertura do Hospital Regional de Barra de São João

Hospital Regional de Barra de São João (RJ)
HRGAF - Hospital Regional Gélio Alves Faria
Rodovia Amaral Peixoto, 895, Vila Nova, Barra de São João, Casimiro de Abreu, RJ 

Hospital de Barra de São João | Divulgação


Devido a pandemia do coronavírus (covid-19), o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que montará um hospital de campanha no Hospital de Barra de São João. 

O Hospital Regional Gélio Alves Faria (HRGAF), localizado à Rodovia Amaral Peixoto, 895, Vila Nova, Barra de São João, 2º distrito de Casimiro de Abreu, RJ, foi inaugurado na década de 1980. Por mais de uma década atendeu efetivamente a população dos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Cabo Frio, além de turistas em férias na região. Mas, em outubro de 2009, por determinação do Secretário Estadual de Saúde à época, foi fechado, deixando carentes a população de toda a Baixada Litorânea.

Com o tempo, os municípios buscaram soluções próprias para o atendimento, inaugurando hospitais municipais e UPAs. Mas o atendimento continua deficiente.

Barra de São João não possui UPA ou hospital, visto que o HRGAF funciona, somente, como ambulatório especializado. O hospital municipal de Casimiro de Abreu está localizado na sede do município, às margens da BR-101, portanto, muito distante do 2º distrito.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aires Bessa de Figueiredo, em Tamoios, Cabo Frio, foi fechada para reformas em novembro de 2019. Os atendimentos foram transferidos para o Hospital Municipal de Tamoios, em Aquarius, 2º Distrito de Cabo Frio. Nesse período, vários problemas ocorreram, como greve de médicos, falta de insumos e equipamentos no pequeno hospital, deixando a população carente de atendimento no verão, época do ano em que a região recebe maior número de turistas.

Rio das Ostras possui um hospital e um pronto-socorro. Recentemente, em abril deste ano de 2020, foi inaugurada a tão aguardada UPA. Espera-se que o atendimento reduza as carências da crescente população.

No entanto, a população de Barra de São João, crescente e já em maior número que na sede do município, continua carente de atendimento.

Quando foi anunciado o hospital de campanha contra o coronavírus, a população questionou a razão de não se reativar o hospital de Barra de São João. Não seria mais barato, considerando-se as instalações hospitalares e que o hospital poderia continuar funcionando após a pandemia, suprindo a necessidade da população?

O hospital de Barra de São João, designado como Hospital Geral Estadual, possuía 35 leitos e já atendeu como Ambulatório de Média Complexidade e, também, como Média Complexidade Hospitalar, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Desde o seu fechamento, em 2009, a população vem se manifestando por sua reabertura através de passeatas, abaixo-assinados e denúncias ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Conselhos Estadual e Nacional de Saúde, Câmaras de Vereadores de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Cabo Frio, Ministério Público Estadual e Secretários Municipais de Saúde da região, solicitando que o referido hospital faça parte da rede do SUS, ao menos como referência para traumato-ortepedia, ou como maternidade de risco para a região, que não conta com um único leito.

Hoje, o hospital funciona como ambulatório especializado. O edital de seleção para Gestão de Serviços de Saúde por entidade qualificada como Organização Social, foi lançado em 2018. O edital pode ser visto em https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTM5Mjg%2C

Em 2018, o então prefeito de Casimiro de Abreu propôs a reabertura do hospital em consórcio com Cabo Frio. No ano seguinte, foi tentado o consórcio com os municípios de Rio das Ostras e Nova Friburgo. Tais iniciativas não lograram êxito.

Pelo referido, solicitamos vossa interveniência sobre a possibilidade de reabertura do Hospital Regional de Barra de São João, seja através de investimentos do Estado do Rio de Janeiro ou, por consórcio intermunicipal, para que as carências regionais em Saúde sejam atendidas.

Desde já, certos de sua atenção, agradecemos.

Att.:
Núcleo de Estudos Rio das Ostras (NERO)






Camiseta de Algodão

Camiseta de Algodão (Unissex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist