O NERO solicitou aos Deputados do NOVO para verificar a possibilidade de reabertura do Hospital de Barra de São João (RJ) - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 10 de abril de 2020

O NERO solicitou aos Deputados do NOVO para verificar a possibilidade de reabertura do Hospital de Barra de São João (RJ)

Aos Deputados Federal e Estaduais do Partido NOVO no Rio de Janeiro


Exmos. 

Vimos, por meio desta, pedir vossa atenção à solicitação de reabertura do Hospital Regional de Barra de São João

Hospital Regional de Barra de São João (RJ)
HRGAF - Hospital Regional Gélio Alves Faria
Rodovia Amaral Peixoto, 895, Vila Nova, Barra de São João, Casimiro de Abreu, RJ 

Hospital de Barra de São João | Divulgação


Devido a pandemia do coronavírus (covid-19), o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que montará um hospital de campanha no Hospital de Barra de São João. 

O Hospital Regional Gélio Alves Faria (HRGAF), localizado à Rodovia Amaral Peixoto, 895, Vila Nova, Barra de São João, 2º distrito de Casimiro de Abreu, RJ, foi inaugurado na década de 1980. Por mais de uma década atendeu efetivamente a população dos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Cabo Frio, além de turistas em férias na região. Mas, em outubro de 2009, por determinação do Secretário Estadual de Saúde à época, foi fechado, deixando carentes a população de toda a Baixada Litorânea.

Com o tempo, os municípios buscaram soluções próprias para o atendimento, inaugurando hospitais municipais e UPAs. Mas o atendimento continua deficiente.

Barra de São João não possui UPA ou hospital, visto que o HRGAF funciona, somente, como ambulatório especializado. O hospital municipal de Casimiro de Abreu está localizado na sede do município, às margens da BR-101, portanto, muito distante do 2º distrito.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aires Bessa de Figueiredo, em Tamoios, Cabo Frio, foi fechada para reformas em novembro de 2019. Os atendimentos foram transferidos para o Hospital Municipal de Tamoios, em Aquarius, 2º Distrito de Cabo Frio. Nesse período, vários problemas ocorreram, como greve de médicos, falta de insumos e equipamentos no pequeno hospital, deixando a população carente de atendimento no verão, época do ano em que a região recebe maior número de turistas.

Rio das Ostras possui um hospital e um pronto-socorro. Recentemente, em abril deste ano de 2020, foi inaugurada a tão aguardada UPA. Espera-se que o atendimento reduza as carências da crescente população.

No entanto, a população de Barra de São João, crescente e já em maior número que na sede do município, continua carente de atendimento.

Quando foi anunciado o hospital de campanha contra o coronavírus, a população questionou a razão de não se reativar o hospital de Barra de São João. Não seria mais barato, considerando-se as instalações hospitalares e que o hospital poderia continuar funcionando após a pandemia, suprindo a necessidade da população?

O hospital de Barra de São João, designado como Hospital Geral Estadual, possuía 35 leitos e já atendeu como Ambulatório de Média Complexidade e, também, como Média Complexidade Hospitalar, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Desde o seu fechamento, em 2009, a população vem se manifestando por sua reabertura através de passeatas, abaixo-assinados e denúncias ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Conselhos Estadual e Nacional de Saúde, Câmaras de Vereadores de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Cabo Frio, Ministério Público Estadual e Secretários Municipais de Saúde da região, solicitando que o referido hospital faça parte da rede do SUS, ao menos como referência para traumato-ortepedia, ou como maternidade de risco para a região, que não conta com um único leito.

Hoje, o hospital funciona como ambulatório especializado. O edital de seleção para Gestão de Serviços de Saúde por entidade qualificada como Organização Social, foi lançado em 2018. O edital pode ser visto em https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTM5Mjg%2C

Em 2018, o então prefeito de Casimiro de Abreu propôs a reabertura do hospital em consórcio com Cabo Frio. No ano seguinte, foi tentado o consórcio com os municípios de Rio das Ostras e Nova Friburgo. Tais iniciativas não lograram êxito.

Pelo referido, solicitamos vossa interveniência sobre a possibilidade de reabertura do Hospital Regional de Barra de São João, seja através de investimentos do Estado do Rio de Janeiro ou, por consórcio intermunicipal, para que as carências regionais em Saúde sejam atendidas.

Desde já, certos de sua atenção, agradecemos.

Att.:
Núcleo de Estudos Rio das Ostras (NERO)






Camiseta de Algodão

Camiseta de Algodão (Unissex)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here