Pular para o conteúdo principal

Estado de Minas Gerais inaugura núcleo de estudos de metodologia de Zoneamento Ambiental e Produtivo

Instalado no campus da UFV, em Rio Paranaíba, espaço será utilizado para difusão da ferramenta


Agência Minas

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) inaugurou o primeiro Núcleo de Estudos e Projetos do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Rio Paranaíba. A formação de núcleos da metodologia ZAP nas instituições de ensino superior faz parte da estratégia da pasta para aprimorar a ferramenta.

Crédito: Divulgação / Seapa

O Zoneamento Ambiental e Produtivo é uma metodologia que vem sendo aplicada para atender demandas da própria sociedade. Ele busca proporcionar maior conhecimento da situação geral das sub-bacias hidrográficas, com o objetivo de solucionar conflitos locais relacionados ao uso dos recursos hídricos e de implantar programas de desenvolvimento sustentável ou preservação ambiental.

A ferramenta permite realizar um diagnóstico a partir da sistematização de informações sobre o potencial produtivo das sub-bacias hidrográficas, levando em consideração as limitações do uso dos recursos naturais.

Segundo o assessor especial da Seapa, Luciano Baião Vieira, o trabalho de parceria com as instituições de ensino superior é uma forma de atender às necessidades de aprimoramento contínuo da ferramenta nos aspectos técnicos e ambientais, além de viabilizar a atualização das bases de dados que alimentam o programa de georreferenciamento.

“Nossas investidas nessas instituições servem para que a metodologia possa ser abordada dentro das universidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, explica.

De acordo com a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, a sustentabilidade nos processos produtivos da agricultura é uma das grandes preocupações e prioridades no governo. “Com o núcleo, essa ferramenta tão importante será mais difundida. Os alunos terão contato, aprenderão a trabalhar com ela e isso trará, não só para a região, mas para todos os locais onde estes estudantes forem no futuro, a percepção da importância de se aliar a preservação ambiental com a produção agropecuária”, destaca.

Equipe

O Núcleo de Estudos e Projetos do ZAP em Rio Paranaíba, apresentado nessa quinta-feira (20/2), é formado por uma equipe multidisciplinar com professores e estudantes de pós-graduação, treinados pela equipe da Seapa para aplicar a metodologia. Composto por seis módulos e com duração de aproximadamente quatro meses, o treinamento para aplicação do ZAP foi feito na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Olhos D’Água.

“Durante o estudo, mapeamos algumas áreas onde a atividade do homem afetava córregos. Isso permitiu que estudássemos uma área próxima do nosso campus, estratégica para o abastecimento do lençol freático de toda a região, onde faremos ações de melhoria de recomposição de mata”, afirma o diretor-geral do campus da UFV no município, Renato Ruas.

O estudo em questão já foi entregue ao Comitê Gestor do ZAP, que tem 30 dias para avaliar o material. Após a aprovação, as informações da bacia hidrográfica são disponibilizadas nos sites das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além da equipe técnica, o Núcleo de Estudos e Projetos dispõe de escritório próprio, com infraestrutura necessária para a realização das pesquisas.

O trabalho para aprimoramento da metodologia ZAP também é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, e com a UFV, do campus de Viçosa. A equipe da Seapa também iniciou contatos com o Instituto Federal do Sul de Minas, em Machado.

Polo Azul (Masculina)

Polo Azul (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist