Governador ressaltou empenho da equipe de governo para minimizar os problemas e evitar novos desastres
Agência Minas
O governador Romeu Zema se reuniu, na tarde desta terça-feira (28/1), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa, com secretários de Estado, representantes das Forças de Segurança, Defesa Civil e demais órgãos estaduais para alinhamento, articulação e tomada de decisões em relação às ações desenvolvidas pelo governo no atendimento das vítimas das chuvas em Minas Gerais.
Gil Leonardi / Imprensa MG |
"Os trabalhos em prol da segurança dos mineiros não param. Estamos nos reunindo, continuamente, com o objetivo de atualizar as informações sobre as chuvas, discutir as medidas necessárias para evitar adversidades e auxiliar as vítimas. Estamos trabalhando de forma articulada para minimizar os problemas e prevenir novos desastres", afirmou o governador, que, na manhã desta terça-feira, também esteve Centro de Comando para acompanhar os trabalhos.
Durante o período das fortes chuvas que atingem o Estado, Zema instalou o Gabinete de Crise no CICC, que conta com representantes de diversos órgãos do Estado. Os trabalhos são sistematizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que atua também em conjunto com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) na emissão de alertas meteorológicos.
Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias de Saúde (SES-MG), Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Desenvolvimento Social (Sedese), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Governo (Segov), Secretaria-Geral, Fazenda (SEF), Planejamento e Gestão (Seplag), além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Corpo de Bombeiros (CBMMG), Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Copasa, Cemig, Igam e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER).
Ações
Entre as ações desenvolvidas pelo Estado está o pagamento antecipado do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), a 101 cidades castigadas pelas fortes chuvas que atingem Minas nos últimos dias. Ao todo, R$ 3,4 milhões serão repassados aos municípios que tiveram a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado. As parcelas antecipadas do Piso Mineiro são referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março. O governo, ainda por meio da Sedese, também está atuando na capacitação e orientação dos municípios sobre o cofinanciamento federal para o Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergência e sobre o adiantamento do calendário do Bolsa Família.
Zema também já publicou decretos declarando 101 municípios de Minas em situação de emergência. O reconhecimento da condição permite mobilizar todos os órgãos estaduais para atendimento e reparação dos estragos causados pelas chuvas, sob a coordenação da Defesa Civil mineira. Além disso, os decretos dispensam de licitações as contratações de serviços temporários e as compras consideradas essenciais para o enfrentamento de dificuldades. O prazo de validade é de 180 dias.
Além de sobrevoar e visitar municípios atingidos pelas chuvas, Romeu Zema se reuniu no último domingo (26/1) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que anunciou a liberação de cerca de R$ 90 milhões aos estados para a reconstrução das áreas danificadas pelos temporais.
Balanço
O último balanço divulgado pela Defesa Civil, na tarde desta terça-feira (28/1), traz a confirmação de 52 óbitos em decorrência das chuvas no Estado. Outras 28.893 pessoas estão desalojadas e 4.397 desabrigados.
Polo Branca (Masculina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário