Pular para o conteúdo principal

Endeavor amplia atuação em Minas Gerais

Os desafios de 2019 para a economia brasileira serviram para ressaltar os resultados da Endeavor em Minas Gerais. 



Por Daniela Maciel | Diário do Comércio

A organização mundial de fomento ao empreendedorismo, existente no Brasil desde 2000, atua em duas linhas principais: apoio a empresas de alto impacto através dos programas de aceleração e, de um modo mais profundo, como Empreendedores Endeavor, e em políticas públicas para melhoria do ambiente de negócio e regulatório.


Lopes: apoiamos empresas que já passaram da primeira fase - Crédito: Jose Somensi

De acordo com o coordenador do escritório da Endeavor em Minas Gerais, Guilherme Lopes, a principal ação do grupo em Minas é o programa Scale-Up Endeavor, uma robusta e abrangente plataforma de apoio a empreendedores de alto impacto. Voltado para empresas escaláveis e com um alto potencial de crescimento, o Scale-Up cria conexões que transformam empreendedores e negócios.

Em Minas Gerais, no segundo semestre, foram 15 empresas apoiadas:

• 12min: aplicativo de leituras rápidas, em áudio e texto, com os pontos mais importantes de livros de não ficção;

• SmarttBot: plataforma para traders operarem de forma automatizada na bolsa de valores. Ela funciona em modelo de assinatura de planos mensais;

• DTI: serviços & softwares;

• eNotas: serviços & softwares;

• Escolaweb: serviços & softwares;

• Farmácia Eficácia: saúde & bem-estar;

• Horta 31: alimentos e bebidas;

• Mundiale: serviços & softwares;

• Omnilogic: serviços & softwares;

• Rotativo digital: mobilidade & supply chain;

• Soluparts: mobilidade e supply chain;

• Tracksale: serviços & softwares;

• Verde Agritec: indústria;

• Vida Veg: alimentos e bebidas;

• Dr. Lava Tudo: serviço para o consumidor final.

“De forma geral, no Brasil, desde 2018, estamos nos especializando nas scale-ups, que são empresas com grande potencial de crescimento. 2019 foi um ano interessante porque, apesar das dificuldades, foi um período de bom acesso ao capital. Nesse sentido o Brasil amadureceu e Minas Gerais acompanhou esse movimento. Consolidamos nosso escritório aqui e conseguimos apoiar 16 empresas durante o ano. Isso é muito significativo”, comemora Lopes.

Scale-up é como são chamadas as empresas com alto impacto e grande potencial de crescimento. Elas possuem um modelo de negócio capaz de gerar alta escalabilidade em curto prazo e crescem, pelo menos, 20% ao ano, em número de funcionários e/ou receita. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, aproximadamente, 35 mil scale-ups espalhadas pelo País, o que corresponde a menos de 1% do total de organizações do Brasil.

“Apoiamos empresas que já passaram da primeira fase em que a principal preocupação é a sobrevivência e já começam a ter uma visão de futuro. Essas empresas têm dificuldades específicas e precisam de apoio para dar essa virada. O Brasil não tem tantas empresas nessas condições e fazemos uma seleção rigorosa, mas elas são essenciais para o desenvolvimento do País porque elas têm, na maioria dos casos, um pilar importante que é devolver para a sociedade em forma de resultados e conhecimento compartilhado, parte do que receberam”, explica o coordenador do escritório da Endeavor em Minas Gerais.

As 15 empresas apoiadas apresentaram faturamento agregado em 2019 de R$ 355 milhões; crescimento médio no período 2018/19 de 60%. Somando as empresas apoiadas nos dois semestres, elas geraram, em 2019, 3 mil empregos. A favor de Minas Gerais o executivo aponta o alto nível educacional. A retenção desses talentos, porém, é um problema grave no Estado.

“Temos muita gente bem formada e que veio da economia tradicional, onde a educação formal é um valor muito grande. Ao mesmo tempo, um grande desafio é continuar formando e retendo esses talentos aqui. Os profissionais mineiros são constantemente assediados por outros estados e até outros países. Esse é um ponto que todo o ecossistema precisa investir”, pontua.

O Scale-Up Endeavor é aberto para empresas de todo o Brasil, mas as turmas são sediadas em sete cidades: Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), além de Belo Horizonte. As inscrições para o programa Scale-Up do semestre que vem estão abertas e se estendem até a primeira semana de fevereiro. Podem participar empresas que tenham um modelo escalável e replicável; tenham mais de 15 funcionários; crescem mais de 20% nos últimos anos e já passaram de R$ 1 milhão de faturamento.

Além da formação, outras bandeiras nacionais defendidas pela organização se aplicam bem ao Estado: o acesso ao capital, a simplificação tributária e a diminuição da burocracia para facilitar a vida dos empreendedores. O diálogo aberto com os governos do Estado e da Capital além de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) é visto como um sinal de boa vontade na busca por essas conquistas.

“Advogamos pelas nossas bandeiras fazendo pressão política – o ‘lobby do bem’. Buscamos com elas um aumento da transparência nas relações econômicas no Brasil, elevando, assim, a nossa competitividade no mercado global. O papel da Endeavor é apoiar não apenas os selecionados, mas temos uma série de materiais que podem ser acessados por qualquer empresa. O empreendedor, muitas vezes, se sente muito solitário e é importante ver que existem outras pessoas e empresas que estão passando ou já passaram pelo mesmo que ele enfrenta e saíram vitoriosos lá na frente”, conclui.

Bandeira de Mesa NOVO

Bandeira de Mesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist