Pular para o conteúdo principal

Produção industrial mineira registra crescimento em outubro, aponta sondagem

O desempenho da indústria se mostrou mais positivo em outubro frente a setembro. 


Por Juliana Siqueira | Diário do Comércio

De acordo com a Sondagem Industrial, divulgada na sexta-feira (29) pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o índice de evolução da produção apresentou avanço de 4,7 pontos em outubro, passando de 49,8 pontos para 54,5 pontos. O fato de ultrapassar a linha dos 50 pontos, que representa o limite entre expansão e queda, revela que o indicador voltou a mostrar crescimento da produção.

Fiat Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Um dos motivos para essa expansão, de acordo com a analista da gerência de estudos econômicos da entidade, Daniela Muniz, está relacionado ao fato de o mês de outubro ter tido mais dias úteis do que setembro. No entanto, de qualquer forma, destaca ela, o índice realmente apresentou melhoras, independentemente desse fator. “Vale destacar que é o mais elevado para o mês desde o começo da série histórica mensal, que foi em 2010”, salienta ela. Na comparação com o mesmo período do ano passado (52,8 pontos), por exemplo, o incremento foi de 1,7 ponto.

“Temos presenciado uma recuperação econômica gradual, o que está refletindo nos números apurados. Estamos saindo do fundo do poço. De qualquer maneira, é preciso fazer uma ressalva: ainda temos um nível de desemprego elevado, o que é um entrave para uma recuperação mais consistente da indústria”, destaca Daniela Muniz.

Os números mostram bem essa realidade. De acordo com os dados da Sondagem Industrial, apesar de o indicador de emprego de outubro (49,1 pontos) ter crescido 0,6 ponto em comparação a setembro (48,5 pontos), ele ainda permanece abaixo dos 50 pontos pelo sétimo mês consecutivo. “Ainda não é um número bom, mas está melhor e já mostra uma queda menos acentuada do emprego”, ressalta ela.

Em relação à utilização da capacidade instalada efetiva em relação à usual, houve aumento de 3,2 pontos em outubro (44,8 pontos) na comparação com setembro (41,6 pontos). O fato de estar ainda abaixo dos 50 pontos revela que a indústria operou com a capacidade produtiva menor do que a habitual para o mês. Na comparação com outubro do ano passado (44,6 pontos), houve um leve aumento, de 0,2 ponto.

Já quando o assunto são os estoques, o índice de estoque efetivo em relação ao planejado revelou certa eliminação dos estoques em excesso, conforme as informações da Sondagem Industrial, chegando a 51,3 pontos em outubro, uma redução de 1,4 ponto. Mesmo assim, o acúmulo ainda existe, uma vez que os números ainda não estão abaixo dos 50 pontos.

Perspectivas 

Os índices relacionados às expectativas da indústria, conforme destaca Daniela Muniz, estão todos acima dos 50 pontos, o que mostra perspectivas de crescimento.

O indicador de expectativa da demanda chegou a 57,4 pontos em novembro, o que representa incremento de 1 ponto na comparação com outubro (56,4 pontos). Em relação ao mesmo período do ano passado (54,9 pontos), o aumento foi de 2,5 pontos. O número registrado em novembro foi o maior para o mês desde o ano de 2010.

As empresas também esperam haver crescimento das compras de matéria-prima, sendo que o indicador chegou a 55,3 pontos em novembro, um incremento de 0,5 ponto na comparação com outubro (54,8 pontos). Em relação a novembro do ano passado (53,6 pontos), o avanço foi de 1,7 ponto. O resultado em novembro de 2019 também foi o mais alto para o mês desde o início da série histórica.

Houve queda de 0,7 ponto, entretanto, no indicador de expectativa do número de empregados, que passou de 51,9 pontos em outubro para 51,2 pontos em novembro. Já em relação a igual período do ano passado (51 pontos), o avanço foi de 0,2 ponto e o resultado também é o maior para o mês desde o começo da série histórica.

Por fim, o índice de intenção de investimento alcançou 55,4 pontos em novembro, incremento de 0,3 ponto na comparação com outubro (55,1 pontos). Em relação ao mesmo período de 2018 (56 pontos), porém, houve queda de 0,6 ponto.

“Quando se observa o histórico da sondagem, é possível ver que está acontecendo uma aceleração gradual, favorecida pela queda da taxa de juros, retomada do crédito, retomada gradual do mercado de trabalho e inflação controlada”, conclui Daniela Muniz.

Camiseta Laranja Neon NOVO Masculina

Camiseta Dry Fit Neon (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist