Pular para o conteúdo principal

Pesquisa usa coquinhos para fazer óleo

Estudo apoiado pela Fapemig avalia uso do óleo do jerivá e da macaúba, os famosos coquinhos, na culinária


Agência Minas

Os frutos do jerivá e da macaúba fizeram, e fazem, parte da vida de muitas crianças. Os famosos coquinhos, são um prato cheio para as brincadeiras juvenis. No entanto, esse não é o único uso para eles. Pesquisadores do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), descobriram que os óleos desses coquinhos podem ser uma boa opção para produção de comidas, como recheio de biscoito e maionese.

Pesquisadores analisam utilizar subprodutos do coquinho após a extração do óleo; uma das possibilidades é fazer farinha - Cleiton Nunes / Divulgação / Fapemig

Segundo o coordenador do estudo, Cleiton Antônio Nunes, os cocos dessas espécies são ricos em óleo. Isso despertou a curiosidade dos pesquisadores que passaram a tentar saber se ele poderia ser utilizado na alimentação das pessoas. “O óleo da macaúba, por exemplo, já é utilizado por empresas, inclusive mineiras, na produção de combustíveis”, conta.

Saudável

Nunes diz que a substância extraída desses coquinhos é mais saudável do que as gorduras hidrogenadas, conhecidas como gorduras trans, usadas para produzir alimentos. O óleo vegetal é encontrado naturalmente em algumas carnes e leite, mas em baixa quantidade.

O problema são as gorduras industrializadas presentes em biscoitos, margarinas e salgadinhos. No entanto, como elas ajudam a melhorar a textura e aumentar o prazo de validade dos produtos, as empresas empregam uma quantidade muito grande, o que pode causar problemas para o corpo humano, como aumento do colesterol ruim e doenças no coração. “É muito importante buscar fontes de óleos e gorduras que venham substituir esse ingrediente”, ressalta o pesquisador.

A iniciativa condiz com as medidas de incentivo, defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para escolhas mais saudáveis em relação a alimentos e bebidas industrializadas por parte dos consumidores. Segundo a entidade, ao menos 5 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com os riscos de desenvolver doenças associadas ao uso das gorduras trans industriais.

Usos diversos

Durante a pesquisa, a equipe notou que, após extrair o óleo, sobram muitas partes do coquinho, principalmente a polpa e a torta, como é chamada a amêndoa após a retirada do líquido. Nunes conta que os pesquisadores decidiram, então, estudar como poderiam usar também esses subprodutos na alimentação.

A ideia resultou em outra pesquisa, também apoiada pela Fapemig, que está em desenvolvimento. Segundo o coordenador, uma possibilidade é usar o material para fazer farinha, alimento que, além de natural, possui muitas fibras e possível potencial prebiótico, sendo positivo para o organismo.

O professor destaca, entretanto, que esses são apenas os resultados preliminares. O objetivo, segundo Nunes, é avaliar a aplicação, tanto dos subprodutos dos coquinhos quanto dos óleos, direta nas refeições. “Queremos ver como os alimentos ficam, para saber se serão gostosos para o consumidor”, explica.

Caneca NÃO EXISTE CAFÉ GRATIS

Caneca "Não existe café grátis"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist