Iniciativa quer transformar Rio de Janeiro no "Vale do Silício da energia" - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 19 de outubro de 2019

Iniciativa quer transformar Rio de Janeiro no "Vale do Silício da energia"

Grupo formado por empresas, pesquisadores e investidores pretende trazer programa do MIT para o Brasil pela primeira vez


Por Ana Laura Stachewski | PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios)

Um grupo de empresas, pesquisadores, investidores e representantes da esfera pública resolveu unir forças por um bem comum: transformar o estado do Rio de Janeiro em uma espécie de "Vale do Silício da energia". Para isso, pretende trazer pela primeira vez ao Brasil o MIT REAP, um programa de aceleração e empreendedorismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Rio de Janeiro (Foto: Filipo Tardim/Wikimedia Commons)
Estado do Rio de Janeiro foi escolhido com foco da iniciativa (Foto: Filipo Tardim/Wikimedia Commons)

O anúncio foi feito neste sábado (19/10) durante o Hacking.Rio, festival de cultura digital realizado na capital fluminense. O grupo se candidatou para desenvolver a iniciativa, que conta com apoio direto da universidade norte-americana. O programa já passou por 50 regiões do mundo e seleciona apenas oito por ano.

Entre os membros estão Hudson Mendonça (COPPE/Abstartups), Marcus Vinicius Fonseca (LabrInTOS COPPE), Paulo Ganime (Deputado Federal NOVO-RJ), Luiz Carlos Ciocchi (Furnas), Orlando Ribeiro (CENPES/Petrobras) e Roberto Motta (Conselho da Economia do Conhecimento do Estado do RJ).

A proposta do MIT REAP é ajudar a desenvolver os ecossistemas locais de inovação e empreendedorismo, inspirando-se, por exemplo, no case de sucesso do Vale do Silício. Porém, em vez de copiar o seu modelo, a metodologia identifica as características e necessidades de cada região para impactá-la de maneira realmente eficiente.

No projeto atual, o grupo propôs a implementação da metodologia no Rio de Janeiro com o tema sustentabilidade e energia. Isso porque o estado reúne grandes empresas da área energética, do petróleo à energia elétrica.

"Acreditamos que o futuro da energia vai envolver uma transformação assim como a que ocorreu anos atrás com a internet", afirma Hudson Mendonça, pesquisador do laboratório de inovação da COPPE e diretor do comitê cleantech da Abstartups.

Segundo ele, a ideia é gerar resultados para todo o ecossistema – e estimular o envolvimento de todos os stakeholders. "O Vale do Silício não pertence a nenhuma empresa, universidade ou governo. É resultado de uma atuação conjunta entre vários agentes", diz.

Camiseta de Algodão

Camiseta de Algodão (Unissex)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here