Pular para o conteúdo principal

Romeu Zema assina protocolo de investimentos de R$ 523 milhões em energia fotovoltaica

Mori Energia irá instalar 32 usinas fotovoltaicas em 17 municípios do Norte de Minas, gerando cerca de 1.500 empregos


Agência Minas

O governador Romeu Zema assinou nesta sexta-feira (30/8), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, protocolo de intenção com a empresa Mori Energia Holding S.A para a implantação de usinas fotovoltaicas no estado. Ao todo, serão investidos R$ 523 milhões na instalação de 32 usinas em 17 municípios do Norte de Minas. A expectativa é de que sejam gerados mais de 1.500 empregos diretos durante a fase de construção dos empreendimentos.

imagem de destaque
Gil Leonardi/Imprensa MG

Zema ressaltou a importância deste tipo de projeto e o resgate da confiança dos investidores em Minas. “Fico satisfeito em nos consolidarmos cada vez mais como o primeiro lugar na geração de energia fotovoltaica aqui no Brasil. Tenho certeza que essa grande quantidade adicional de energia gerada a médio e longo prazo vai tornar o preço competitivo e nós vamos ter condições de atrair muitas indústrias aqui para o estado", afirmou o governador.

Um dos planos estratégicos de desenvolvimento de Minas, segundo o governador, passa pela expansão da oferta de energias renováveis. Além disso, ele também destacou a mudança na gestão da Cemig para conseguir realizar novos investimentos e atender as demandas dos investidores. A Cemig é parceira da Mori em alguns dos empreendimentos.

“Nós queremos que Minas, da mesma maneira que é considerada a caixa d’água do Brasil em termos de reservatórios, também tenhamos essa quantidade de usinas fotovoltaicas, já que o nosso índice de insolação, principalmente no Norte do Estado, é muito alto”, finalizou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, destacou o trabalho do governo para facilitar a atração de empresas para Minas Gerais e o potencial de crescimento do setor energético.

“A produção de energia solar ainda representa um por centro na matriz energética brasileira. Acreditamos ser este o momento ideal para o governo investir na atração destas empresas, uma vez que Minas tem uma das maiores capacidades de energia no mundo”, disse.

Bruno Ken Taniwaki Shiraga, diretor de Suprimentos da Mori, reforçou o apoio do governo para a concretização do projeto. “Desde o início quando a gente decidiu investir em Minas nós contamos o apoio do governo. Estamos investindo milhões no estado, no maior projeto de geração distribuída do Brasil. É muito importante esse momento para a gente”, afirmou.

A empresa

A Mori é uma empresa de energia fundada em 2012 oferecendo soluções de eficiência energética em geral, como sistemas de aquecimento solares e substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. Ao longo de sua trajetória, a geração fotovoltaica de energia elétrica se tornou o principal foco da empresa, que conta com instalações em telhado para clientes industriais, comerciais e residenciais, e projetos de geração remota, como a UFV Janaúba.

O projeto prevê a instalação de 32 usinas fotovoltaicas em municípios do Norte de Minas Gerais, totalizando 110MW instalados, cada uma com 25 anos de vida útil. A conclusão do projeto está prevista para os próximos meses. Além do projeto de instalação das usinas, a Mori possui um projeto de termoelétrica com plano de negócios em andamento.

Também participaram da cerimônia de assinatura de protocolo os secretários de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, e de Governo, Bilac Pinto; o deputado estadual Gil Pereira; o diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Thiago Toscano; além de diretores e representantes da Cemig, Indi e da empresa de energia Mori.

Camiseta Dryfit Branca (Feminina)

Camiseta Dry Fit Branca (Feminina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist