Pular para o conteúdo principal

Por um país com mais liberdade econômica

O Congresso Nacional concluiu na última quarta-feira (21) a votação da medida provisória que desburocratiza e simplifica processos para empresas e empreendedores.


Laura Serrano | BHAZ

Conhecida como MP da Liberdade Econômica, ela prevê a isenção de alvará para negócios de baixo risco, como salões de beleza, costureiras e pequenos restaurantes. Startups também não precisarão de alvará de funcionamento para testar novos produtos e serviços, desde que os itens não afetem a saúde ou a segurança pública e sanitária e não haja uso de materiais restritos.

Sarah Torres/ALMG

Além disso, a medida provisória trouxe mudanças no controle de ponto e a livre definição pelo mercado de preços de produtos e serviços. Durante votação no Senado, houve acordo para suprimir do texto artigos que acabavam com a restrição ao trabalho nos domingos. Essa possibilidade tinha sido aprovada pelos deputados, mas gerou muita polêmica e foi retirada pelos senadores.

De qualquer forma, de maneira geral, o texto que segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro já é um grande avanço para o Brasil. As mudanças resultarão em menos burocracia para quem quer empreender e, como consequência, devem impulsionar a economia.

Por isso, para garantir que Minas Gerais implemente as alterações trazidas pela medida provisória, o deputado Bartô, meu colega do Partido Novo, propôs o Projeto de Lei (PL) 863/19, que institui a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica. Sua proposta é adequar a legislação mineira ao modelo de desburocratização e simplificação da relação entre os agentes econômicos e o Estado, seguindo parâmetros e diretrizes estabelecidas pela medida em âmbito Federal.

Seguindo essa mesma linha, o vereador Mateus Simões apresentou projeto similar em Belo Horizonte. Em seu projeto de lei, ele se pautou em três princípios básicos: o respeito à liberdade no exercício de atividades econômicas; a presunção de boa-fé do particular; e a intervenção subsidiária, mínima e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas.

Importante citar que o texto não exime que as pessoas cumpram todas as normas, como as ambientais e tributárias. Ele apenas evita qualquer tipo de desconfiança prévia e diminui a perda de tempo e de dinheiro por parte de quem quer empreender.

Vale mencionar que Mateus Simões se pautou em projeto de igual teor apresentado pelo nosso colega de Partido Novo, o vereador Felipe Camozzato, de Porto Alegre (RS).

Ou seja, iniciativas extremamente positivas ao redor do país estão sendo apresentadas no sentido de dar mais liberdade para quem quer empreender. O que a população espera agora é que os representantes estaduais e municiais sigam o exemplo dos parlamentares de Brasília e ajudam a destravar a nossa economia.

Com certeza a aprovação dessas propostas ajudarão o nosso país e Minas a avançar. Com um deficit fiscal em torno de 20% da arrecadação, reduzir a burocracia, sobretudo para os microempreendedores, pode mudar o cenário atual e trazer desenvolvimento também social para a população.

Afinal, o liberalismo econômico é o maior propulsor do desenvolvimento social, pois permite que as pessoas se desenvolvam, gerem renda e tenham emprego. Estamos no caminho.

Camiseta Dryfit Branca (Feminina)

Camiseta Dry Fit Branca (Feminina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist