Pular para o conteúdo principal

Governo de Romeu Zema tem 61% de aprovação, diz pesquisa (VIDEO)

Levantamento que avalia os primeiros meses da gestão mostra que 65,3% dos eleitores se sentem desinformados sobre as ações do Governo Estadual


Pablo Nascimento | R7

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira (6), um levantamento que avalia o primeiro semestre da gestão do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Segundo os dados, o chefe do Executivo Estadual tem 61,6% de aprovação dos eleitores. Dos entrevistados, 32,7% desaprovam a nova gestão e 5,7% não souberam ou não quiseram opinar.

Romeu Zema assumiu governo de MG em janeiro
Romeu Zema assumiu governo de MG em janeiro | Divulgação / Agência Minas / Marco Evangelista

Perguntados sobre como está sendo o Governo Zema, 7,2% dos ouvidos afirmaram que está sendo ótimo; 35,1% bom; 32,3% regular; 12,5% ruim; e 9,9% péssimo. Os que não souberam ou não quiseram opinar somam 3%.

O Instituto Paraná Pesquisas perguntou se a gestão de Zema está “indo melhor, pior ou igual” ao que o eleitor esperava. Dentre os entrevistados, 27,1% afirmaram estar melhor; 20,3% pior; 46,2% igual; e 6,4% não souberam ou não quiseram opinar.

O levantamento também avaliou o quanto os mineiros se sentem informados sobre as iniciativas do Governo de Minas Gerais. Nesta pergunta, 65,3% dos eleitores declararam não estar informados e 34,7% disseram que estão. Na última pesquisa, realizada em março, este índice era de 55,2%.

Murilo Hidalgo, diretor do instituto de pesquisas, avalia que desenvolver ações de comunicação mais efetivas é um desafio para a gestão de Zema. Segundo o líder da empresa, o Governo não está conseguindo informar a população que não tem interesse por assuntos políticos.

— É igual ao futebol. O torcedor do Cruzeiro, do Atlético e do América vão procurar sempre as informações sobre o time dele. Mas aqueles que não torcem, não vão buscar. Está faltando a divulgação em massa. Não adianta ficar divulgando para um público específico.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.810 eleitores em 82 cidades, entre os dias 28 julho e dois de agosto deste ano. De acordo com a instituição, 20,2% das entrevistas foram auditadas simultaneamente à sua realização. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O instituto é registrado no Conselho Regional de Estatística das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o número 3122/19.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maioria dos partidos se identifica como de centro

Vinte siglas se classificam como fora dos extremos no espectro político em meio a um cenário polarizado; apenas uma legenda, o PSL, se considera de direita Vinícius Passarelli e Paulo Beraldo | O Estado de S.Paulo Em meio a um cenário polarizado, mais da metade dos partidos políticos brasileiros se diz de centro, enquanto apenas um - o PSL, até pouco tempo atrás a legenda do presidente Jair Bolsonaro - se considera de direita e sete se colocam como de esquerda. É o que aponta levantamento feito pelo 'Estado' com os 33 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reportagem questionou as siglas como elas se autodefinem em relação à orientação ideológica. “O PSL é um partido liberal, de direita”, informou a legenda. Partido hegemônico na esquerda do País há pelo menos 30 anos, o PT saiu de sua última convenção nacional, realizada em novembro, como uma agremiação “de esquerda democrática e libertária”. Já outros partidos deram respostas “curiosas” quand

NOVO vota contra projeto que anistia partidos (VIDEO)

Nesta quarta-feira, 27/03, os deputados da bancada do NOVO na Câmara dos Deputados votaram contra o substitutivo ao PL 1321/2019 , um projeto de autoria do deputado Paulinho da Força que perdoa multas a legendas que não aplicaram seus recursos de forma adequada, livrando-os das sanções impostas pela Receita Federal por não cumprirem determinações legais. Partido NOVO O texto-base aprovado do projeto prevê, entre outras benesses, anistia de multas a partidos políticos que não aplicaram o repasse de 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas de mulheres exigido por lei na campanha de 2018. Segundo o texto, as legendas “não poderão ter suas contas rejeitadas ou sofrer qualquer outra penalidade”. Deputado Federal Paulinho da Força (Solidariedade) (Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara) O novo texto desvirtuou o projeto originário, criando mecanismos para anistiar partidos políticos que praticaram infrações eleitorais. “Isso não é isono

Moradores de Rio das Ostras dão sugestões para aplicação de recursos

Na última terça-feira, dia 30 de abril, houve mais um encontro de membros do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo – CMPOP de Rio das Ostras.  Prefeitura de Rio das Ostras Desta vez, a reunião mobilizou conselheiros e moradores do “Setor A”, que corresponde às localidades de Bosque da Praia, Cantinho do Mar, Extensão do Bosque, Nova Aliança, Recanto, Sobradinho/Cerveja e Villa Real. A reunião aconteceu na Escola Municipal Cláudio Ribeiro. Foto: Gabriel Sales Segundo o presidente do Conselho, Vanderlei Campos, o orçamento lida com a distribuição de recursos e eles precisam ser bem aplicados. “Quem precisa dizer onde aplicar melhor é a população e, assim, o Governo ter base para investir corretamente”, comentou. Para Vanderlei, é fundamental que a população participe para guiar as ações do Governo que está intencionado em receber essas demandas. Todas as informações e o calendário completo das reuniões setoriais estão disponíveis no endereço eletr