Em visita ao Triângulo Mineiro, Romeu Zema fala sobre ações do governo em diversos setores - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Em visita ao Triângulo Mineiro, Romeu Zema fala sobre ações do governo em diversos setores

Governador comentou sobre segurança, educação, ajuste fiscal e malha viária. Em Ituiutaba, ele se reúne com empresários e prefeitos da região.


Por Rafael Ferreira e G1, G1 Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cumpre agenda nesta quinta-feira (8) na região do Triângulo Mineiro. No período da manhã, ele passou pelo município de Campo Florido, onde está ocorre a Megacana Tech Show. Já no período da tarde, o chefe do Executivo estadual se reúne com filiados do partido e empresários da região.

Romeu Zema visitou os municípios de Campo Florido e Ituiutaba, nesta quinta-feira.  — Foto: Reprodução/TV Integração
Romeu Zema visitou os municípios de Campo Florido e Ituiutaba, nesta quinta-feira. — Foto: Reprodução/TV Integração

Em Ituiutaba, o governador concedeu entrevista ao MG1 e explicou que a reunião com os empresários tem como um dos objetivos estreitar relações com o setor. O encontro será realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Já a reunião com os prefeitos busca esclarecer a realidade local e as dificuldades de cada município e, na medida do possível, trabalhar para sanar os problemas.

Para o governador, Minas Gerais precisa se tornar um “Estado amigo de quem produz, investe e gera empregos”.

“Minas tornou-se um estado complicado para quem trabalha. E estamos trabalhando no sentido oposto. Apesar da falta de recursos, temos uma grande capacidade de trabalho. Falta dinheiro, mas temos de sobra mobilidade e vontade de fazer”, disse.

Nesse sentido, Zema afirmou que o ajuste fiscal que está sendo colocado em prática no Estado tem sido positivo e, segundo ele, os prefeitos estão mais satisfeitos com o atual governo do que com o anterior.

“Percebo que todo prefeito está muito mais satisfeito com o nosso governo. Hoje eles têm previsibilidade, sabem que os recursos constitucionais vão ser recebidos no valor e data certos. Não tivemos condição de regularizar tudo, principalmente o que diz respeito à Saúde, devido à situação financeira do Estado. Mas estamos caminhando para normalizar”.

De acordo com o governador, nos pontos que dependem de uma boa gestão, o governo tem feito grandes avanços. Ainda assim, alguns pontos ainda são críticos, como é o caso da malha rodoviária. Zema salientou que é preciso ter um olhar realista sobre a situação. Mas lembrou que as concessões de alguns trechos devem colaborar para melhorar a situação.

Na região, os municípios de Araxá, Uberlândia e Uberaba, poderão ser beneficiados, caso as concessões se concretizem.

“Hoje, o Estado está tendo dificuldade para fazer operação tapa-buraco. Não temos recursos para tapar buracos. Construir novas estradas seria impossível, neste momento. Mas estamos com o projeto de concessão de sete lotes e, com a concessão que abrange parte do Triângulo Mineiro, uma concessionária terá condição de dar manutenção muito melhor do que o Estado está dando. E com esses recursos que serão liberados, o Estado poderá dar uma manutenção melhor nos demais trechos”, esclareceu.

Confira outros trechos da entrevista

Criação de empregos


Sobre a criação de empregos no estado, Romeu Zema disse que no primeiro semestre foram criadas 88 mil novas vagas de trabalho.

“Estamos tendo a maior criação de empregos do Brasil, em termos proporcionais. Está longe de resolver os dois milhões de desempregados que temos em Minas Gerais. Mas não deixa de ser um avanço muito maior do que em outros estados”.

Segurança

Romeu Zema ressaltou que Minas Gerais está tendo o período menos violento dos últimos oito anos, com os menores índices de criminalidade. Por outro lado, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam Araguari, no Triângulo Mineiro, como uma das mais violentas do Estado.

“Temos casos excepcionais. Geralmente são municípios que são rotas do tráfico de drogas e que estão em divisas com outros estados, que é exatamente o caso. O que nós temos feito é um trabalho de integramos melhor Polícia Civil e Militar junto com as entidades federais, Polícia Federal para passar a haver uma troca maior de informações, pois não temos capacidade de contratar mais policiais e ampliarmos custos”, avaliou.

Diante dessa realidade, o governador explicou que o governo vem fazendo um trabalho de inteligência e intensificado ações de fiscalização e abordagens, o que tem contribuído para a melhoria dos índices.

Educação

Uberaba e Ituiutaba não tiveram candidatos para a Superintendência de Ensino no projeto Transforma Minas. Segundo o governador, a situação deve ser resolvida nas próximas semanas.

“Estamos priorizando regularizarmos essas superintendências para que venhamos a deixar toda a estrutura montada. Mas, lembrando que 95% do estado estão com o processo efetivo. Infelizmente, tivemos dificuldades em algumas regiões, mas dentro de até três semanas estará solucionado”, garantiu.

Camiseta Desperta Já Laranja

Camiseta Desperta Já Laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here