Pular para o conteúdo principal

Romeu Zema lança programa para organizar redes de atenção à saúde em Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), lançou, nesta segunda-feira (29/7), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o programa Saúde em Rede, que tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde, desde a primária até a hospitalar. O programa pretende solucionar até 85% dos casos de filas e longas esperas por atendimento nos municípios da região.


Partido NOVO

“Estamos reestruturando o atendimento primário da Saúde, de forma que ele fique mais organizado. Porque, hoje, o que se vê é que muitas enfermidades facilmente tratáveis não o são no momento em que deveriam e depois aquela pessoa que deveria ter sido tratada aqui acaba se deslocando para Belo Horizonte, para Montes Claros, para fazer um tratamento mais caro, mais complexo e mais demorado. Então, mais uma vez, nós estamos querendo colocar na Saúde uma gestão melhor, que vai fazer com que os recursos tão escassos sejam usados de forma adequada”, afirmou o governador Romeu Zema, durante cerimônia de lançamento do programa, que também contou com a presença do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Foto: Gil Leonardi/Imprensa Minas

A melhora será possível graças à metodologia desenvolvida em parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, que propicia a estruturação das redes de atenção por meio do mapeamento e da otimização dos processos de trabalho. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão desde a atenção primária, passando pela atenção ambulatorial especializada, e chegando à atenção hospitalar.

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, valorizou o empenho da nova gestão em conhecer a realidade dos municípios.

“Temos que agradecer a todos que estão nos ajudando a fortalecer a macrorregião da Saúde, que já esteve muito fragilizada. Penso que as autoridades que estão aqui, servidores que nós somos, temos a grande obrigação de servir, e o povo espera de nós. Temos que tomar atitudes, muitas vezes duras, mas temos que parar de viver da utopia, da fantasia e conversar muito com a nossa realidade”, afirmou.

Durante o lançamento, o governador também assinou um termo de compromisso para que 100% dos municípios da região participem da iniciativa, beneficiando cerca de 298 mil pessoas. Inicialmente, os trabalhos serão direcionados à saúde das mulheres e crianças, bem como atenção às pessoas em situação de hipertensão e diabetes. Serão capacitados 3,2 mil profissionais da atenção primária do Estado. O objetivo é que, em um ano, seja iniciado o processo do Saúde em Rede em todas as macrorregiões de Saúde.

Oficina Ortopédica

Além do programa Saúde em Rede, o governador Romeu Zema também participou da inauguração da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, que entrará em funcionamento após três anos de questões burocráticas e financeiras. Em 2019, foi iniciado o custeio mensal de R$ 50,6 mil referente à contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com a inclusão deste pagamento na agenda de repasses prioritários.

“Tivemos o prazer hoje de deixar entregue aqui um caminhão que vai percorrer toda a região do Vale do Mucuri, Jequitinhonha e, se possível, até outras também, oferecendo serviços para pessoas que possuem próteses e que hoje têm uma dificuldade muito grande para se deslocar e poder colocar essa prótese de modo adequado”, afirmou Zema.

A Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina é vinculada à Oficina Ortopédica Fixa do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), sendo composta por um caminhão adaptado especialmente para esse fim.

O veículo se deslocará, juntamente com uma equipe mínima de profissionais, para locais sem acesso à Oficina Ortopédica Fixa, que presta assistência à pessoa com deficiência nas modalidades de ostomia, reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, sendo responsável pelo atendimento de 52 municípios mineiros, abrangendo a região ampliada de Saúde do Jequitinhonha, bem como as regiões de Curvelo e Guanhães.

A unidade móvel poderá atender também às regiões ampliadas de Saúde do Jequitinhonha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste e Leste do Sul, chegando a um total de 284 municípios.

Saúde deve ser tratada como prioridade pelo Poder Público. Os cidadãos esperam receber atendimento digno dos serviços que são pagos com o dinheiro dos impostos.

Um NOVO Brasil já começou.

Informações: Agência Minas

Camiseta Laranja Neon NOVO Masculina

Camiseta Dry Fit Neon (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist