Pular para o conteúdo principal

StickFran quer intensificar produção no Sul do Estado de Minas Gerais

Com parque industrial instalado em Claraval, no Sul Minas, desde 2014, a StickFran, produtora de componentes destinados principalmente ao segmento calçadista, está ampliando sua atuação após investir R$ 15 milhões desde a sua inauguração. 


Por Ana Amélia Hamdan | Diário do Comércio

Diretor-geral da empresa, José Luís Borges informou que o objetivo é aumentar a produção em 20% até 2020, com implantação de uma tinturaria. Atualmente, a empresa emprega cerca de 230 funcionários. O reforço nas operações é considerado especialmente importante devido ao fato de Claraval ter apenas 4 mil habitantes. Ou seja, o impacto na geração de empregos é muito significativo.

Atualmente, algo em torno de 80% da produção da StickFran no Sul de Minas é voltada para atender ao setor calçadista - Crédito: Divulgação

Segundo José Luís Borges, o incremento das atividades, mesmo num momento de fraco desempenho econômico, está amparado em gestão, redução, custo e diversificação de produtos e mercado, garantindo competitividade. Atualmente, cerca de 80% da produção é voltada para o segmento calçadista, com 10% sendo destinado ao mercado dos PETs e, os outros 10%, para o setor de moda e vestuário. Entre os produtos da StickFran estão elásticos, fitas, zíper e cadarços.

A produção é destinada principalmente a indústrias de calçados. Em Minas, a maior parte dos clientes está em Nova Serrana, no Centro-Oeste, principal polo calçadista do Estado; mas há atendimento a outras cidades, como Guaxupé, Uberaba e Uberlândia. Além disso, boa parte dos produtos segue para Franca (SP), havendo também mercado consumidor nas regiões Sul e Nordeste do País.

O grupo StickFran nasceu em Franca, em 1999, atuando no comércio. Em 2007, a empresa deu início à atividade industrial. No ano de 2014, ocorreu a transferência do parque industrial para Minas, com investimento de R$ 15 milhões e compromisso inicial de geração de 130 empregos. A empresa não revela qual o valor a ser investido na ampliação da produção, mas o número de postos de trabalho está bem acima do previsto e já chegou a 230. No segundo semestre de 2018, a empresa abriu o terceiro turno e, desde então, está funcionando 24 horas por dia.

Segundo Borges, a instalação em Claraval ocorreu após negociações entre a empresa e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas (Indi). Pesaram a favor da transferência a proximidade da cidade mineira com Franca – as duas cidades ficam a 20 km uma da outra. Além disso, a empresa já contava com vários funcionários que moravam em Claraval e seguiam para a cidade paulista de ônibus.

À época, os empresários compraram uma área de 11 mil metros quadrados em Claraval. Em seguida, houve nova aquisição e essa área soma 17 mil metros quadrados. A empresa objetiva aproveitar esse novo espaço de 6 mil metros quadrados para implantar uma tinturaria e partir para a fabricação de novos produtos.

“A perspectiva da empresa é que, com a aprovação das reformas, a economia do país deslanche. Então usaremos os 6 mil metros quadrados para ampliação da área fabril em pelo menos 20% até 2020”, disse Borges.

Exemplo 

Diretor do Indi, João Paulo Braga considera que o exemplo da atuação da StickFran é de grande importância para o Estado. Isso porque a empresa está situada em um município pequeno, gerando grande impacto na economia local. Braga pondera que 80% dos municípios mineiros têm menos de 20 mil habitantes, com 55% tendo menos de 10 mil moradores. E, muitas vezes, essas cidades têm economia deprimida, que não oferece oportunidade de trabalho.

Ele considera que três fatores foram determinantes para o sucesso do negócio da StickFran em Minas. O primeiro deles é a característica do empreendedor.

“É um empreendedor contemporâneo, que busca qualificação o tempo todo”, diz. Outro ponto é a localização de Claraval, próxima ao mercado consumidor. Por fim, Braga cita o ambiente econômico do município, que não cria entraves ao desenvolvimento de empresas.

Polo Azul (Masculina)

Polo Azul (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist