Pular para o conteúdo principal

Seleção de gestores em Minas será um legado da gestão Zema, diz secretário Otto Levy

O site do Programa Transforma Minas, novo modelo de recrutamento e seleção para cargos de chefia no Estado, recebeu somente nesta terça-feira (12), mais de 80 mil acessos, superando as expectativas do governo. “A gente se preparou para receber um volume alto, mas foi uma surpresa positiva e isso é o reconhecimento da seriedade do programa e do governo”, ressaltou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy.


Rosiane Cunha | Hoje em Dia

O Transforma Minas é uma continuidade do processo que começou com a escolha dos secretários e é inspirado em modelos e práticas bem-sucedidas de gestão de pessoas no setor público, adotadas em países como Austrália, Chile e Reino Unido.

Otto Levy, secretário de Estado de Planejamento e Gestão
Otto Levy, secretário de Estado de Planejamento e Gestão

Segundo o secretário, a partir de agora esse vai ser o processo de seleção de gestores em Minas, que deve se tornar um legado do governo de Zema para os novos chefes do Executivo estadual. Otto Levy ressalta que a escolha será feita por critérios técnicos e não por indicação política.

“Na escala que está sendo feita aqui em Minas, o programa é inédito. Algumas prefeituras e estados já fazem para um ou outro cargo, mas não nessa dimensão. A partir de agora, esse vai ser o processo de seleção de gestores. Nós gostaríamos que não fosse apenas um programa desse governo, mas um legado da gestão de Romeu Zema”, salientou.

Além de garantir transparência, Otto Levy disse que o programa espera atrair bons profissionais, pessoas com excelência para os cargos. “A gente quer bons líderes, pessoas que atinjam resultados”, disse.

Exigências

Sobre o o excesso de exigências para ocupar os cargos, o secretário explicou que elas estão de acordo com as atribuições que a vaga exige. Segundo ele, o Governo espera trazer competitividade e, também, valorizar a qualidade das carreiras.

“Além de profissionais, nós esperamos atrair pessoas com vocação para a vida pública e que contribuam para melhorar os serviços do Estado. Além da questão salarial, é também um desafio para esse profissional fazer algo importante para Minas e para o Brasil e, consequentemente, é também uma maneira de enriquecer o currículo de qualquer pessoa”, afirmou.

Otto Levy explica que neste ano serão feitas 300 contratações na administração direta e outras 200 na indireta e, a partir daí, ocorrerá uma avaliação para o próximo ano. Segundo ele, qualquer pessoa que preencha os pré-requisitos e as competências exigidas em cada função pode participar do processo de seleção.

Recrutamento

Uma empresa de recrutamento foi contratada para selecionar o candidato ideal para cada vaga. Para isso, foi feito um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o governo de Minas e a Fundação Lemann, por meio da Aliança, que reúne organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto República. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros.

O interessado em concorrer ao processo seletivo pode cadastrar o currículo na página do Transforma Minas. Em seguida, será feita a seleção e a análise do perfil. O candidato passará então por entrevistas sobre competências, outra com um especialista e, por fim, com o gestor que vai fazer a escolha.

Para saber detalhes dos cargos, exigências, atribuições e salários, basta clicar no botão (+) do lado do cargo. Para acessar as vagas é só entrar na aba “Seleções Abertas” da página eletrônica. Importante salientar que, iniciado o processo de inscrição, o candidato deverá dar o aceite ao Termo de Responsabilidade, disponível na plataforma, que dispõe sobre as regras do processo.

Camiseta Laranja Neon NOVO Masculina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist