Depois da matéria em que falo que o governo precisa ser mais incisivo no apoio à Reforma da Previdência, algumas pessoas me disseram que o governo já fez sua parte, que agora cabe ao Congresso aprovar! Nada disso! O governo tem um papel fundamental! Vou explicar minha leitura do papel do governo na fase atual.
Paulo Ganime | Deputado Federal
Temos basicamente 4 tipos de Deputados:
1) Deputados que entendem a importância da Reforma da Previdência para o Brasil, que acham o projeto apresentado bom, mesmo que discorde de um ponto ou outro, e que vão trabalhar para que a reforma seja aprovada (nós do NOVO e mais alguns).
* Papel do Governo: ajudar na comunicação, disponibilizar material de divulgação, esclarecer alguns pontos, ouvir críticas e sugestões para aparar algumas arestas na proposta.
Deputado Federal Paulo Ganime (NOVO-RJ) |
2) Deputados que entendem pouco ou nada sobre o tema, foram eleitos para defender pautas específicas e não ligadas à economia, que tem medo de tratar o tema para não desagradar o eleitorado.
* Papel do Governo: explicar de forma clara e simples a reforma e os detalhes, conscientizar sobre a importância da reforma, usar seu capital político e da boa comunicação para convencer esses deputados e suas bases eleitorais, ouvir críticas e sugestões para aparar algumas arestas na proposta.
3) Deputados que sabem da importância da reforma, mas que querem barganhar com o governo algo em troca pelo apoio.
* Papel do Governo: usar seu capital político e da boa comunicação para convencer esses deputados e suas bases eleitorais, ouvir críticas e sugestões para aparar algumas arestas. Quanto mais confusão o governo cria, mostrando fraqueza, e menos foco dá à reforma, mais esses ganham força e aumentam em quantidade.
4) Deputados que dizem que a reforma é ruim, vai prejudicar os pobres, é cruel com os trabalhadores.
* Papel do Governo: usar seu capital político para mostrar que não vai ceder ao discurso raso e populista, ouvir críticas e sugestões para aparar algumas arestas. Quanto mais confusão o governo cria, mostrando fraqueza, e menos foco dá à reforma, mais esses ganham força e mais sua base cria resistência à reforma.
NÃO É PAPEL DO GOVERNO EM NENHUM DOS CASOS:
Oferecer cargos, emendas ao orçamento ou qualquer favor (toma lá, dá cá) para conseguir apoio.
Polo NOVO Laranja (Masculina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário