Primeira reunião do Grupo de Estudos NERO - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 27 de janeiro de 2019

Primeira reunião do Grupo de Estudos NERO

Neste sábado dia 26 de janeiro de 2019 realizamos a primeira reunião do NERO, o Grupo de Estudos de filiados do Partido NOVO em Rio das Ostras.


Por Luiz Maia | NOVO Rio das Ostras

O motivo desta reunião foi iniciar os estudos para a viabilização da Estação Ferroviária de Rocha Leão como local de visitação frequente, estimulando a economia local através de eventos e reativação do trecho da ferrovia para exploração turística e transportes. 

Luiz Maia e Mateus Saleiro em Rocha Leão

Essa demanda adveio do Café NOVO sobre Ferrovia, realizado com o Movimento Ferrovia Viva e seus representantes, no Café Desconcerto.

Partindo do ponto de encontro, rumamos para Rocha Leão passando pelo aterro sanitário de Rio das Ostras e o Centro de Distribuição da Vilarejo. São dois locais importantes para o Município, um pela atuação logística e geração de empregos, e o outro como o local de despejo do lixo produzido no município. Propomos estudar ambos, mais adiante, na busca constante de melhorias de suas atividades.

No caminho, também atravessamos parte da REBIO União, reserva ambiental que deve se transformar em mais um ponto de visitação importante para Rio das Ostras.

Ao chegar na Estação Ferroviária de Rocha Leão, contatamos o senhor Hélio Sarzedas, morador cuja história de vida está intimamente ligada àquela Estação, e que luta por sua preservação.

A Estação estava fechada. Constatamos que, externamente, ela está bem cuidada pela atual administração da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Fizemos um reconhecimento do entorno, e uma breve caminhada nos trilhos. Chegamos aos vagões abandonados e em péssimas condições, corroídos pela ferrugem. Durante todo o tempo falamos das situações apontadas pelo Movimento Ferrovia Viva como:
  • legislação que permite a concessionária da ferrovia devolver ao Governo Federal o trecho como está, deteriorado e sem manutenção, manutenção que é uma obrigatoriedade do atual contrato;
  • necessidade do Município solicitar e assumir o trecho ferroviário em seus limites, correndo o sério risco de ver seu patrimônio físico, histórico e cultural, vendido e perdido;
  • possibilidades de reativação do trecho ferroviário para uso turístico, artístico, cultural e para transportes;
  • possibilidades de parcerias com a REBIO União, com empresas e empreendedores locais para viabilização de projetos;
  • possibilidade de consorciamento com municípios cortados por aquele trecho para a integração do modal ferroviário nos planejamentos turísticos locais;
  • formas de facilitar o transporte da cidade de Rio das Ostras para Rocha Leão, promovendo maior integração entre ambos.

Uma iniciativa foi proposta e estamos iniciando os trabalhos para viabilizá-la: um evento de comemoração do Dia do Ferroviário a ser comemorado dia 29 de abril.

Propomos uma caminhada nos trilhos, o NOVO nos Trilhos, com eventos ocorrendo simultaneamente na Estação Ferroviária de Rocha Leão, no domingo, dia 28 de abril.

Encerramos a primeira reunião, num bate-papo com moradores locais. Agora, é levantar as informações necessárias em busca de soluções para as demandas apontadas e propor ações para mitigar e/ou resolver os problemas identificados.


Mãos à obra!

Camiseta Dryfit Branca (Masculina)
Camiseta Dryfit Branca NOVO (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here