Pular para o conteúdo principal

Primeira reunião do Grupo de Estudos NERO

Neste sábado dia 26 de janeiro de 2019 realizamos a primeira reunião do NERO, o Grupo de Estudos de filiados do Partido NOVO em Rio das Ostras.


Por Luiz Maia | NOVO Rio das Ostras

O motivo desta reunião foi iniciar os estudos para a viabilização da Estação Ferroviária de Rocha Leão como local de visitação frequente, estimulando a economia local através de eventos e reativação do trecho da ferrovia para exploração turística e transportes. 

Luiz Maia e Mateus Saleiro em Rocha Leão

Essa demanda adveio do Café NOVO sobre Ferrovia, realizado com o Movimento Ferrovia Viva e seus representantes, no Café Desconcerto.

Partindo do ponto de encontro, rumamos para Rocha Leão passando pelo aterro sanitário de Rio das Ostras e o Centro de Distribuição da Vilarejo. São dois locais importantes para o Município, um pela atuação logística e geração de empregos, e o outro como o local de despejo do lixo produzido no município. Propomos estudar ambos, mais adiante, na busca constante de melhorias de suas atividades.

No caminho, também atravessamos parte da REBIO União, reserva ambiental que deve se transformar em mais um ponto de visitação importante para Rio das Ostras.

Ao chegar na Estação Ferroviária de Rocha Leão, contatamos o senhor Hélio Sarzedas, morador cuja história de vida está intimamente ligada àquela Estação, e que luta por sua preservação.

A Estação estava fechada. Constatamos que, externamente, ela está bem cuidada pela atual administração da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Fizemos um reconhecimento do entorno, e uma breve caminhada nos trilhos. Chegamos aos vagões abandonados e em péssimas condições, corroídos pela ferrugem. Durante todo o tempo falamos das situações apontadas pelo Movimento Ferrovia Viva como:
  • legislação que permite a concessionária da ferrovia devolver ao Governo Federal o trecho como está, deteriorado e sem manutenção, manutenção que é uma obrigatoriedade do atual contrato;
  • necessidade do Município solicitar e assumir o trecho ferroviário em seus limites, correndo o sério risco de ver seu patrimônio físico, histórico e cultural, vendido e perdido;
  • possibilidades de reativação do trecho ferroviário para uso turístico, artístico, cultural e para transportes;
  • possibilidades de parcerias com a REBIO União, com empresas e empreendedores locais para viabilização de projetos;
  • possibilidade de consorciamento com municípios cortados por aquele trecho para a integração do modal ferroviário nos planejamentos turísticos locais;
  • formas de facilitar o transporte da cidade de Rio das Ostras para Rocha Leão, promovendo maior integração entre ambos.

Uma iniciativa foi proposta e estamos iniciando os trabalhos para viabilizá-la: um evento de comemoração do Dia do Ferroviário a ser comemorado dia 29 de abril.

Propomos uma caminhada nos trilhos, o NOVO nos Trilhos, com eventos ocorrendo simultaneamente na Estação Ferroviária de Rocha Leão, no domingo, dia 28 de abril.

Encerramos a primeira reunião, num bate-papo com moradores locais. Agora, é levantar as informações necessárias em busca de soluções para as demandas apontadas e propor ações para mitigar e/ou resolver os problemas identificados.


Mãos à obra!

Camiseta Dryfit Branca (Masculina)
Camiseta Dryfit Branca NOVO (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist