Sexta-feira, dia 7 de dezembro, Rio das Ostras recebeu ex-candidatos do NOVO nas eleições passadas para falar sobre suas experiências no período eleitoral
Luiz Maia
Foi com grande satisfação que recebemos no Clube Viverde, em Rio das Ostras, os ex-candidatos do Partido NOVO a saber: a ex-candidata a Deputada Estadual Professora Valéria, e os ex-candidatos à Câmara Federal Giselle Gomes, Rojas e José Rodrigues.
Outras pessoas participaram do evento mas não aparecem nesta foto |
Eles nos apresentaram, com maestria, as experiências vividas no período eleitoral, em suas campanhas. Desde as dificuldades em abrir uma conta corrente em um banco, até a contratação de empresas para a divulgação da candidatura.
Abrindo os trabalhos, Tadeu, filiado ao NOVO, fez uma breve, bem consistente e atraente apresentação do Partido, após o que, nossos convidados se apresentaram.
Tadeu apresentando o NOVO |
O primeiro aprendizado é que sem uma boa equipe não se faz campanha. Contar com parentes e amigos é fundamental para a realização das tarefas cotidianas, desde um motorista até uma companhia para panfletar.
Rojas e sua emocionante apresentação |
Os encontros, que chamamos de NOVO em Casa, valem muito pois podem ser multiplicadores de conhecimento da candidatura. A proximidade com o candidato pesa na hora da escolha do voto.
Giselle apresenta com detalhes sua experiência na campanha eleitoral |
Soubemos que vale muito a presença do candidato numa panfletagem, pois as pessoas dão valor e param para conversar. A possibilidade de conversão em votos aumenta no contato olho a olho. Inclusive, após as eleições, há o reconhecimento do eleitor ao encontrar no ponto de ônibus sua candidata escolhida numa dessas atividades.
José Rodrigues nos fala de sua experiência e contato com as mídias sociais |
O tipo de panfleto, a gramatura, o texto, enfim, são aspectos importantes que não podem ser tratados como secundários. E a forma com serão distribuídos, e por quem, também é relevante. Pagar para que pessoas sem vínculos com a campanha façam a panfletagem pode ser desperdício de recursos.
Porfessora Valéria fala da proximidade com o eleitor e a divisão do tempo entre o trabalho e a campanha eleitoral |
A esolha de nichos eleitorais, de grupos, e de locais específicos para a campanha, deve ser levada em conta, pois pode ser determinante para minimizar custos e elevar a conversão de votos.
Mas determinante, nessas últimas eleições, foram as mídias sociais. Fazer pequenos vídeos sobre você e suas propostas é muito importante. Dar opinião sobre determinado assunto em voga, também pode render bons frutos.
Ao final, fiz uma breve apresentação sobre dois de nossos propósitos para o ano de 2019: a continuidade do Café NOVO, com outra roupagem, e o NERO, nosso grupo de estudos.
Enfim, aprendemos muito sobre uma campanha eleitoral e conquistamos novos companheiros para a caminhada do NOVO em 2019 aqui em Rio das Ostras.
Agradecemos ao Marcos, ao William e ao Adiles pela acolhida no Clube Viverde.
E um agradecimento especial aos nossos convidados por terem se disposto a vir da capital e de Niterói para nos oferecerem essa enriquecedora experiência.
RUMO A 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário