Pular para o conteúdo principal

Contas de Romeu Zema são aprovadas com ressalvas pelo TRE

Tribunal também analisou contas dos senadores eleitos por Minas Carlos Viana (PHS) e Rodrigo Pacheco (DEM).


Por G1 Minas — Belo Horizonte

Por cinco votos a um, as contas de campanha do governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (13).

Eleito governador de Minas, Romeu Zema (Novo) comemora aniversário e vitória em BH — Foto: Raquel Freitas/G1
Eleito governador de Minas, Romeu Zema (Novo) comemora aniversário e vitória em BH — Foto: Raquel Freitas/G1

Entre as ressalvas, estão gastos com propaganda em caminhões e lojas do Grupo Zema e lojas EletroZema.

Para o relator, o juiz João Batista Ribeiro, as despesas se caracterizam como "doação estimável em dinheiro por pessoa jurídica, que constitui fonte vedada de arrecadação, bem como arrecadação de recursos antes do período vedado, todavia, passível de se aplicar os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, se considerada a pouca expressividade do valor representado em comparação ao custo geral da campanha".

Por meio de nota, a assessoria de Zema disse que que as ressalvas ocorreram por causa de “detalhes técnicos que foram sanados no decorrer do processo e que resultaram na admissão da prestação de conta”.

Carlos Viana

Já as contas de campanha do senador eleito Carlos Viana (PHS) foram desaprovadas. De acordo com o TRE, foi determinado o recolhimento de R$ 44.584,26 ao Tesouro Nacional.

Entre as irregularidades, segundo o tribunal, estão doações diretas realizadas por outros candidatos e partidos políticos não registradas na prestação de contas, omissões de receitas estimáveis detectadas mediante cruzamento com o banco de dados do Sistema de Controle Concomitante e Fiscalização de Gastos Eleitorais (Sicof), receitas financeiras sem identificação do doador nos extratos bancários e nos documentos apresentados.

Conforme o TRE, Viana poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A desaprovação das contas não impede a diplomação.

Por meio de nota, a assessoria de Viana disse que a decisão foi tomada com base em questões contábeis e administrativas, não havendo qualquer indício de cometimento de crime eleitoral.

“Os questionamentos feitos pelo Tribunal Regional Eleitoral estão todos embasados em documentos que foram entregues fora do prazo por questões de natureza operacional. Os juízes não aceitaram, naquele momento, a reabertura dos prazos para a reverificação dos documentos”, afirma a nota.

A defesa do político entrou com o pedido de reavaliação dos documentos necessários para aprovação das contas.

Rodrigo Pacheco


Rodrigo Pacheco teve as contas aprovadas com ressalvas. De acordo com o TRE, o motivo é o descumprimento do prazo de entrega de um dos relatórios financeiros de campanha.

O advogado Carlos Chagas, que defende Pacheco, explica que a lei determina que, a cada doação, o tribunal deve ser informado em 72 horas. Entretanto, segundo ele, uma das doações não foi informada neste prazo, e a situação já está sendo regularizada.

Camiseta Laranja Neon NOVO Feminina
Camiseta Laranja Neon NOVO Feminina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist