Pular para o conteúdo principal

TSE aprova registro do Partido NOVO por 6 votos a 1 e habilita legenda liberal para as eleições de 2016 (VIDEOS)

Adivinhe quem foi a única ministra a votar contra...


Por Felipe Moura Brasil | Veja

O espectro político brasileiro, antes limitado a partidos de esquerda e de centro, finalmente se endireita um pouquinho.

NOVO comemora

Fundado em 2011 com apoio de empresários, médicos, advogados e outros profissionais do setor privado no Rio de Janeiro, o Partido NOVO poderá disputar as eleições municipais de 2016 em todo o Brasil com o número 30.

Por 6 votos a 1, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (15) a concessão de registro para a legenda liberal, que pretende reunir candidatos com as seguintes ideias:

– o indivíduo é melhor gestor da própria vida que o Estado;
– o Estado tem um tamanho excessivo no Brasil;
– o indivíduo é o criador de riqueza;
– o livre mercado é a melhor forma de fazer as coisas funcionarem;
– e, para isso, é preciso mudar o modelo de Estado, reformando-o.

Em defesa das liberdades individuais, o NOVO também se posiciona contra o famigerado Estatuto do Desarmamento.

À noite, perguntei ao presidente do partido, João Dionisio Amoedo, de quem foi o único voto contrário à aprovação no TSE: Luciana Lóssio ou Maria Thereza de Assis?

“Maria Thereza”, respondeu ele.

Nenhuma surpresa, claro. Trata-se da ministra alinhada ao PT que tentou arquivar a ação de cassação do mandato de Dilma Rousseff.

Ela considerou que as 492.414 assinaturas apresentadas pelo NOVO poderiam conter apoio de eleitores filiados a outras legendas, o que a lei atual, sancionada em 2015, proíbe. A maioria dos ministros, no entanto, considerou que, como o partido apresentou o pedido de registro em 2013, devem ser aplicadas as regras antigas, que admitiam assinaturas de filiados a outras legendas.

Na sessão, Luciana Lóssio, advogada da campanha de Dilma de 2010, também questionou a possibilidade de certidões de apoio apresentadas terem duplicidade de assinaturas – mas os demais ministros felizmente entenderam que eventuais falhas poderão ser apuradas posteriormente e Maria Thereza perdeu mais uma vez.

O NOVO agora é o 33º partido político oficialmente registrado no país. Os outros, como vem dizendo meu compadre Bruno Garschagen, são os “32 tons de vermelho”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist